Biometria

Biometria
Os métodos cirúrgicos modernos exigem precisão no resultado da diminuição das disfunções refrativas.A Biometria é um exame que tem a finalidade de medir o comprimento do olho para através desse e de outros dados, poder calcular o grau da lente intra-ocular que será usada na cirurgia de catarata. O exame consiste em uma sonda que quando em leve contato com a córnea, emite sons que se propagam internamente ao olho e vão sendo refletidos de diferentes formas em cada estrutura componente do olho.

Dessa forma de acordo com a freqüência e o tempo que demoram para reverberar calcula-se a distância percorrida por elas Esse exame é de suma importância para avaliação de qual a melhor Lente Interna Ocular (LIO) deve-se usar nas operações de catarata.

O cálculo da lente intra-ocular baseia-se na medida precisa da ceratometria (ceratômetro ou ceratoscopia computadorizada), do comprimento axial e da profundidade da câmara anterior, esses cálculos tem que ser precisos e são realizados pelo biômetro.

IOL Master

IOL Master
Cálculo da lente intraocular por interferometria.

Para se implantar a lente intra-ocular(LIO), o exame mais importante é o da BIOMETRIA, que consiste em medir a graduação da lente. Esta medida deve ser de forma mais apropriada possível pois dela depende a escolha do grau da lente a ser implantada.

A Biometria feita com o biômetro IOL Master que utiliza recursos de interferometria, hoje aprovada pelo FDA é considerada a mais precisa e de fácil utilização, não havendo necessidade de anestesia por não tocar no olho do paciente.